Mad Men… a um episódio do fim (contém spoilers)

O que está me deixando bastante satisfeito com o fim de Mad Men é que, ao que tudo indica, a série poderá oferecer ao público um bom final feliz. Não um grandioso e idiota final feliz, mas algo simplório, rudimentar, honesto e, por isso mesmo, profundo.

No penúltimo episódio, The Milk and Honey Route, certos acontecimentos indicam que Don Draper/Dick Whitman já tem um conhecimento do que seja uma felicidade mais autêntica.

Isso é curioso, porque Don Draper foi um vendedor de finais felizes e, definitivamente, a felicidade que ele pode ter já se anuncia como bem diferente daquilo que ele vendia. Além do mais, sua antiga obsessão por prazeres, honras e riquezas (os três tipos de bens que não definem a felicidade de acordo com Aristóteles), parecem já não mais ter sentido para ele.

Se as conquistas sexuais há muito já não fazem parte do personagem, naquele penúltimo episódio ele já se abriu à possibilidade de abandonar não apenas seu carro de luxo, mas a própria honra, quando não fez questão alguma de esclarecer para um grupo de homens simples de Oklahoma que ele não era o ladrãozinho barato que eles o acusavam de ser.

Na última cena, Dick Whitman sorri. E isso é muito.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s